Embalagens e Rótulos

Mais do que desenvolver um produto de qualidade, é preciso que o consumidor se sinta seduzido à comprá-lo. O primeiro contato com o produto é visual, antes mesmo de manuseá-lo, o apelo visual tem forte influência nesse processo.
A embalagem entra então como peça importante para a comercialização nos pontos de venda.
Hoje a embalagem não é só o acondicionamento de um produto, a possibilidade de concretizar a venda aumenta significativamente. E os recursos mais utilizados envolvem o próprio design da embalagem, um estudo do público alvo, para que desperte seu interesse explorando cores e formas, deixando a embalagem realmente especial, informativa e personalizada.

Etapas de Desenvolvimento:
  • 1ª etapa - Análise e pesquisa: Neste momento montamos o briefing do projeto. Fundamental para entender o produto, as necessidades, o mercado e quais soluções devem ser pensadas. É nesta etapa que conhecemos os atributos do produto e da marca através da coleta de informações relevantes através de diferentes tipos de pesquisas que o cliente já possui ou que no mesmos realizamos.
  • 2ª etapa - Geração de Alternativas: A partir desta etapa passamos a trabalhar no design propriamente. Com as informações adquiridas na primeira etapa, nos dedicamos ao processo criativo para conceber a embalagem. Desenhamos soluções, estudamos e analisamos o conceito, a estrutura, os materiais e os custos de produção. Criamos alternativas e apresentamos para o cliente, que as valida para prosseguirmos o trabalho.
  • 3ª etapa - Consolidação: A alternativa aprovada é agora refinada e melhorada. Neste momento podem ser feitos testes, modelagens e renderings ou mock-ups de visualização.
  • 4ª etapa - Aplicação: Agora que já temos todo o projeto estruturado é o momento de dar vida à embalagem: finalizar os detalhes estéticos, criar os protótipos necessários e fazer os testes estruturais. O cliente deve aprovar o resultado para enviarmos à etapa de finalização.
  • 5ª etapa - Finalização: Concluído o processo de concepção da embalagem, agora os designers finalizam os arquivos com as especificações, o manual de aplicação de marca e/ou os guias de uso e o detalhamento técnico, liberando esses documentos para a produção.
  • 6ª etapa - Acompanhamento da Produção: Por fim, as embalagens começam a ser produzidas. É muito importante que nesta fase a Agência VRD faça um acompanhamento minucioso da produção, pois dessa forma garantimos a eficiência e a qualidade do resultado, definidas no começo do projeto.​
Redesign de embalagens de uma linha de produtos já existente

Todo produto tem um ciclo de vida com tempo determinado, que envolve um período de nascimento, crescimento, maturidade e declínio. Quando as vendas começam a cair, o redesign da embalagem pode dar uma sobrevida ao produto e ajudar a alavancar as vendas.

A apresentação do produto pode fazer toda a diferença na tomada de decisão de compra por parte do consumidor. Pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Embalagem (ABRE) aponta que as embalagens são responsáveis por 80% das tomadas de decisão de compra nos pontos de venda.

O redesign de embalagens pode dar uma conotação de novidade a produtos já conhecidos no mercado e assim trazer um novo fôlego a um produto que já não oferece o mesmo apelo ao consumidor. Essa estratégia é capaz de gerar mais visibilidade e estimular a compra. Trazendo um retorno imediato a baixo custo, sem necessariamente alterar o produto ou demandar investimento em propaganda.

Dar uma nova roupagem para os produtos pode ajudar a atrair a atenção dos consumidores nos pontos de venda e torná-los mais competitivos. As mudanças podem ser usadas também para uma variedade de ações. Reposicionamento de mercado, adequação ao gosto dos consumidores, lançamento de novas linhas de produtos, entre outros fatores.

Porém, o redesign pode ser um desafio ainda mais complexo do que criar um conceito a partir do zero. A mudança exige entender os problemas da embalagem atual, tentar corrigi-los e fazer com que todo o contexto do layout se encaixe nas tendências atuais, sem perder a identidade da marca. Uma boa embalagem deve ser capaz de informar o conteúdo, destacar os diferenciais competitivos do produto e indicar com clareza para quem ele foi criado.

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